terça-feira, 23 de março de 2010

Participe conosco deste encontro!!

Em homenagem aos pretos e pretas velhas, a ABC Terreiros está promovendo a 1a. Feijoada de Senzala.
Venha participar desta festa conosco, será um dia maravilhoso de confraternização entre os terreiros, seus dirigentes, filhos e frequentadores.
Para adquirir seus convites ou caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail tuccc@ig.com.br

Esperamos contar com sua ajuda!!!
Não perca tempo, a quantidade de convites é limitada!


segunda-feira, 1 de março de 2010

Umbandistas e candomblecistas formam associação

por Édi Gomes – 01-03-2010

Os praticantes de Umbanda e Candomblé de Jundiaí e Região ganharam no dia de ontem, 28 de fevereiro, uma entidade com o propósito de difundir as práticas religiosas dos cultos de matriz afro. Trata-se da Associação Beneficente das Comunidades Tradicionais de Terreiro de Jundiaí e Região (ABCTTJR) que pretende reunir as casas de axé e resgatar as tradições dos cultos afro e brasileiro.

Em novembro de 2009, o prefeito Miguel Haddad recebeu uma comissão formada por umbandistas e candomblecistas para um café da manhã no Paço Municipal. O encontro proporcionou uma oportunidade para pleitear benefícios junto ao Poder Público. Entre as requisições, uma área verde para a prática dos rituais na natureza com o devido cuidado ambiental e também o Parque Comendador Antônio Carbonari (Festa da Uva) para a realização de uma semana de eventos alusivo a pratica afro (de 15 a 22 de novembro).

Na oportunidade foi identificada a necessidade da organização dos terreiros da região, e desta forma a criação de uma associação. Do encontro com Haddad até ontem, ocorreram três reuniões entre os líderes e representantes de templos que culminaram com a eleição da diretoria fundadora da ABCTTJR

Na reunião de ontem, os representantes da Tenda Espírita de Umbanda São João Batista, Tenda de Umbanda Caboclo Cobra Coral, Templo de Umbanda Oxumaré, Templo de Umbanda Flecha de Ouro, Templo de Umbanda e Candomblé Santa Catarina, Cabana São Jorge, Tenda de Umbanda Mãe Justina e Caboclo Tupinambá e Ilê Axé Obá Adakedajó Omi Aladô fizeram a leitura dos artigos do estatuto e a eleição da Diretoria Fundadora.


A Diretoria Fundadora da Associação Beneficente das Comunidades de Terreiro de Jundiaí e Região (ABCTTJR) tem a seguinte composição:

Presidente: Fábio Pontes de Oliveira (Tenda Espírita de Umbanda São João Batista); Vice-presidente: Marco Antônio Forner (Tenda de Umbanda Caboclo Cobra Coral); Primeiro-secretário: Samuel Leme da Silva (Templo de Umbanda Oxumaré); Segundo-secretário: Vera Pereira Piovesan (Cabana São Jorge);
Primeiro-tesoureiro: Edélcio Piovesan (Cabana São Jorge); Segundo-tesoureiro: Antônia Lúcia Molognoni (Templo de Umbanda Caboclo Flecha de Ouro); Diretor Jurídico: Eginaldo Marcos Honório (Ile Axé Obá Adakedajó Omi Aladô - Moacir de Xangô); Diretora de Umbanda: Luciana Santiago (Templo de Umbanda Caboclo Flecha de Ouro); Diretor de Candomblé: Ubirajara Luís Pereira de Castro (Templo de Umbanda e Candomblé Santa Catarina); Diretora de Eventos: Patrícia Forner (Tenda de Umbanda Caboclo Cobra Coral); Diretora de Relações Públicas: Zara Luzia de Campos; Diretor de Comunicação: Edivaneis Gomes Ferreira da Silva (Templo de Umbanda Oxumaré); Conselho Fiscal: Ignês Mathias dos Santos (Tenda de Umbanda Mãe Justina e Caboclo Tupinambá), Norberto Savioli (Cabana São Jorge), Benedito Soares da Silva Neto (Tenda de Umbanda Caboclo Cobra Coral); Suplentes: Luci Castro, Sandra, Lázara.